O Condomínio Edilício é representado pelo Síndico, não necessariamente condômino (proprietário). Não raras vezes é escolhida pessoa estranha ao Condomínio para tal cargo, para muitos um encargo que leva a ausência de candidatos. Existem profissionais especializados que denominados “Síndico Profissional”, cuja atividade consiste em quatro conceitos básicos: (1) Valorização do Patrimônio; (2) Diminuição de custos; (3) Experiência administrativa e de negociação; (4) Administração ativa, com qualidade, segurança, ética e probidade.
As vantagens em contratar um Síndico Profissional: (1) Disponibilidade de tempo; (2) Conhecimentos técnicos, leis e novo Código Civil; (3) Isenção nas tomadas de decisão; (4) Remuneração fixa independente da variação condominial. Administrar, manter a qualidade dos serviços e atender ás demandas de um grupo de pessoas com convivência em ambientes comuns, mas com necessidades diferenciadas, tem sido o desafio diário de quem gerencia de Condomínios.
A função de Síndico, usualmente ocupada por algum morador, é transmitida para terceiros com aptidões para intermediação de pequenos conflitos, com noções de organização financeira e de serviços gerais, tendo responsabilidades e habilidades específicas necessárias para administração e gestão de grandes empreendimentos habitacionais e comerciais.
Atualmente, um Condomínio não se traduz apenas a um aglomerado de moradias nas quais não raras vezes os vizinhos sequer se conhecem. Muito mais que isto, esses espaços habitacionais ou comerciais, estão cada vez mais dinâmicos e elaborados. São verdadeiros «clubes», projetados para suprir necessidades e oferecer soluções ágeis e menos traumáticas aos problemas e atividades de seus usuários.
Acompanhando essa tendência, o mercado vai exigir cada vez mais, pessoas profissionalmente capacitadas e aptas a preencher essas lacunas. Não bastando mais apenas «noções e boa vontade». É imperativo que o conhecimento se alie á habilidade. São grandes os desafios e esses estão diretamente ligados ao bem estar e ao equilíbrio harmônico entre pessoas, sua convivência familiar, sua produtividade e qualidade de vida.
Uma profissão fascinante, cheia de possibilidades e com grande perspectiva de crescimento pessoal e profissional, além de atuação decisiva em vários segmentos, merece, de fato, ser conhecida e levada a sério em todas as suas nuances.
Mas esse Síndico Profissional deverá reportar-se ao Conselho Consultivo, ou seja, as decisões seriam tomadas por este último (á “sombra”), sendo o Síndico apenas o orientador e executor, ou seja, porta voz do Condomínio. As Administradoras poderiam ocupar tal cargo porque o Síndico não o é necessariamente pessoa física, mas na prática nem todas tem interesse porque não são remuneradas pelos serviços acrescidos.
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.
Largo Sete de Setembro, 34 - 12 Andar - CEP: 01.501-050 - Centro - São Paulo/SP
Fone: (11) 3106-8034